segunda-feira, 30 de março de 2009

Arte e todo dia.

De que adianta toda poesia, se nos foge o tempo para aproveitá-la? Se não nos permitem o deleite de cada palavra inventada, transformada e escancarada em cada verso, estrofe e poema.
De que adianta a inspiração, se nos travam em tantos carros, esquinas, avenidas e chefes. Se não podemos mais ser nós mesmos, se não conseguimos respirar todo o amor, saudade, alegria e felicidade que nos falta respirar...
De que adianta querer o sabor da fruta inteira, uma flor pra vida toda, a roda de samba que nunca para e a liberdade de espírito que carrega a vida, se nada disso nos é permitido com todas as televisões, internets, escolas, provas e currículos?
De que adiantam livros não lidos, poemas não recitados, músicas que não são tocadas, nem ouvidas, nem dançadas... De que adianta dançar e não ter música ou quem assista?
Por que as almas gritam por amor, cor, flor, dor e arte, enquanto o dinheiro grita por trabalho, robos, trabalho e trabalho, sem rimas? Por que há tanta necessidade de poesia, alegria, simpatia, nostalgia num mundo que nem se importa mais em sentir?
Adianta, me dirão, para que nossa humanidade não se perca, para que as palavras, as expressões, os teatros, danças e músicas não se esvaeçam em todos os malvados e inescrupulosos caminhos que a sociedade tão necessitada de roupas, relógios, celulares, computadores e televisões nos faz encontrar.
Adianta, lhes direi, para que a gente não esqueça de quem é. Adianta, lhes direi, porque as músicas e as cantorias, os livros e as histórias, os corpos e a dança, os palcos e os teatros não podem viver sem nós. E nós não podemos viver sem eles. Tudo misturado, tudo separado, com um ou outro, não importa... importa que sempre nos adianta ter arte.

7 comentários:

Marcelo Macedo disse...

Aaaaaadorei o texto, Mariana! =]

Douglas Funny disse...

muito bom... mesmo!!

quentíssimo!!

bjokas querida

Bruno disse...

Quando vc ta inspirada, saiiiii de baixo hein!
fico foda maremor!
;****

Will disse...

"De que adianta dançar e não ter música ou quem assista?"


Puts, pode crer...
Por causa do vestibular, parei de fazer dança;
por causa da faculdade, parei de fazer coral;
parei de fazer curso de desenho artístico;
parei de estudar baixo;
parei de ler o que eu gostava;

caraca,
a arte anda gritando sufocada aqui dentro...

=X

gostei muito, Mare.

Vitor disse...

Não adianta, de fato, Mare. A arte - qualquer quer seja - é a expressão e o alimento da alma né? Só vale se sentar à mesa se for pra aproveitar o banquete (adoro analogias...pena que não sei fazê-las) heheheeheh

Menina Nina disse...

Adianta sim!
Mesmo que não se tenha tempo, não se dedique, em algum momento de nossas vidas isso tudo faz parte e serve para colorir o cinza da rotina!

Alessandra Castro disse...

Fico triste por ti cara, a gente naum pode parar d efazer o que faz parte da nossa essencia.