sexta-feira, 16 de maio de 2008

Valer a pena



Tem coisa que ainda vale a pena. Tem coisa que faz a gente acreditar que vai dar tudo certo, um dia... Não que o medo de não ter um mundo passível de vida pros nossos filhos e netos deixe de existir, mas apesar dos pesares, das guerras, ditaduras, ganância e sede de poder, tem muita coisa na humanidade que ainda demonstra o quão humanos nós podemos ser.
Exemplos, Mari, exemplos!
Bom... um clássico, que tem na música "What a wonderful world" é o das crianças aprendendo, dos amigos se abraçando e de todas as coisas bonitas que a natureza ainda oferece pra gente, tipo, uma tarde de chuva, o por do sol, flores na primavera, passarinho cantando, arco-íris... Falando em Natureza, ela é que nem uma mãe mesmo... Sempre tenta dar do bom e do melhor pra gente, mas quando vê que aconteceu alguma coisa de errado, dá-lhe castigo nos filhos! E cada castigo hem? De tamanho proporcional ao estrago que as crianças têm feito no que ela lhes deu com tanto carinho. Por um lado, é bem feito pra eles por fazerem coisas erradas... por outro, é uma penaque nem sempre o afetado seja quem merecia o castigo.
Bom, voltando pras coisas que valem a pena... O Elvis vale a pena. Beatles valem a pena. Jazz vae a pena. MBP, um barzinho e um violão, Chico Buarque, Bee Geez, Simply Red, Marisa Monte... há monte de vozes e músicas que valem a pena. Ballet vale, tango argentino vale. A dança vale a pena. Músicos e dançarinos valem a pena.
Bibliotecas valem a pena. Ruth Rocha, Cecília Meireles, Machado de Assis, Lima Barreto, Dan Brown, J.K Rowling, Agatha Crhistie e mais uma pancada de escritores que eu poderia listar aqui, valem a pena.
Novelas, teatros, saraus, atores e poetas valem a pena. ONGs valem a pena. Escoteiros também! Qualquer parceria e movimento, por menor ou maior que seja, pra ajudar qualquer pessoa, vale a pena. Cuidar de um bichinho da rua faz valer a pena. Cuidar das plantas e não deixar água acumulada pra não dar dengue vale a pena.
Reciclar, criar coisas com material reciclado, economizar água, respeitar rodízio de carros, caminhar, ver o pôr-do-sol, estudar alguma matéria interessante... Tudo isso vale a pena pra gente continuar tentando convencer quem deve ser convencido de que o mundo tem jeito.
Porque no fundo (mesmo que seja bem lá no fundo mesmo), isso tudo é mesmo a natureza castigando a gente porque não cuidamos bem dela. E a gente não é só a gente povo, é todo mundo: a gente elite, a gente governo, a gente classe média, a gente pobre, a gente mendigo, a gente estudante, a gente cientista, a gente profissional liberal, a gente todo mundo. É a gente cristão, muçulmano, judeu, brasileiro, árabe, italiano, japones e da Nova Zelândia (nova zealandês? haha).
A natureza e o ser humano fazem valer a pena. Tudo, todos, tudo junto.
Ao mesmo tempo que a gente pode acabar com tudo, é só a gente que pode resolver.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sim, é graças a essas atitudes que eu acho que ainda vale a pena!

Beijos Mar!


Bom find!!

Bonie disse...

Mari, tanta coisa vale a pena... taaaaaaaanta coisa.

O problema é que a gente não enxerga. :/

=*

Teresa disse...

resumindo: "tudo vale a pena se a alma não é pequena" kkkkkkkkkk

bjuuuuuu

Rodrigo Dias disse...

Tu citou o escotismo... \o/

Beijo

P.s.: A vida toda vale a pena. A gente é que não sabe aproveitá-la.

Alessandra Castro disse...

Vale apena lutar pelos animais. eu acho! :D