domingo, 16 de dezembro de 2007

Porta pra outros mundos (Na Linha do Equador)




Prefácio

Enquanto você lê essa página, muitas outras coisas, não escritas nesse livro, já aconteceram e estão acontecendo.
É uma história como outra qualquer, a história da vida. Podia ser da sua vida, da sua prima ou, quem sabe, da sua avó.
Nesse caso, conto pra você, com certa riquesza de detalhes, apenas um pedaço da minha passagem por aqui. A gente se encontra aí pela frente...


É assim que começa. Assim é o jeito que Pérola Vargas apresenta sua história, sua longa e bela parte de vida desde quando o mundo encolheu e ela cresceu, vendeu o carro ganho da avó e mudou-se para a India, até a ajuda ao amigo-amor para cuidar da filha dele que tinha AIDS e encontrar-se realmente com o outro que sempre esteve tão próximo. Pérola conta, com muita graça e delicadeza, das viagens pelo mundo, dos e-mails trocados com o Pablo (esse amigo-amor), da relação fortissima com David (o amigo próximo) e o trabalho de cura e renovação da energia da vida que os dois realizam através do toque das mãos.

Esse livro dá vontade de viver. Dá vontade de pintar tudo com muitas cores, conhecer pessoas, viajar e tirar fotos. Como a narradora faz uma redescoberta dos cinco sentidos, ao fim da leitura, surge aquele desejo de tocar tudo, cheirar tudo, ver ver ver e ouvir, além de provar todos os sabores possíveis, pra conseguir exercitar todos esses sentidos.

Como se o leitor fosse um confidente, Perola conversa, faz piadas e conta de seus sentimentos mais íntimos de um jeito que, mesmo sem ter vivenciado tudo o que ela fez, dá pra sentir como foi o que ela viu, cheirou, tocou, provou e ouviu. Ela conta dos amores e das relações com a família e com isso mostra todos os seus lados, até o lado que se deixa levar pelas más influências, enfraquece seu corpo e cai no mundo das drogas.

Lindamente, Pérola conta como conseguiu trazer mais vida pra uma criança em estado terminal de AIDS e de como a vida continuou depois que a morte passou. É uma história envolvente e mostra um caminho que foi escolhido por uma pessoa comum que resolveu viver do jeito que pudesse e aproveitasse do melhor que a vida poderia dar, enfrentando ou contornando todas as dificuldades que aparecessem. Capaz de nos hipnotizar em cada expressão, cada frase, cada palavra, prendendo todos os sentimentos e quando acaba, parece que foi uma velha amiga que confidenciou alguns anos da vida dela enquanto esteve longe, em outros mundos além da (ou na) linha do Equador.


Bilhetinho

Querido leitor, se você ainda não fechou o livro, como recomendei, e por acaso, ler a página que vem depois do FIM, vai encontrar esse bilhetinho meu:


Acredite, tentei ser o mais precisa possível ao narrar minha história. Escrever é uma coisa muito delicada e cheia de artimanhas. Apesar de ter usado todas essas páginas, ainda achei difícil transmitir cheiros, sabores e sensações usando apenas letras negras, impressas num papel branco. Queria usar mais cores, alguns sachês aromáticos, pedacinhos de nozes, frutas secas e um pouco de neve. Mas a editora achou tudo isso um absurdo!

Na verdade, essa coisa de sentir, ver e apreciar, depende muito de você! Acho que depende mais de você do que de mim. Sou eu, do lado de cá, escrevendo o que vivi, e você, do lado de lá, lendo e imaginando o que acontecia.

Assim, preciso agradecer a sua imensa capacidade criativa por me ajudar, através da sua imaginação, a encontrar as paisagens certas; apreciar os aromas perfeitos; degustar os mais deliciosos sabores e, ainda, conseguir abraçar toda a magia que envolve a minha história.

Desejo, de coração, que a leitura lhe tenha proporcionado momentos de "pura vida"! (expressão latino-americana que significa delícia).

Muitos leitores já me perguntaram se a história das mãos é mesmo verdade. E, se você está mesmo curioso para saber, minha resposta tem sido sempre a mesma: Experimente!

Com carinho (nas mãos),

Pérola



p.s.: Depois de ler esse livro, há algum tempo atrá.s, me apaixonei ainda mais por mãos e o gosto de sempre estar de mãos dadas com quem eu gosto cresceu mais ainda. "Alguma coisa estranha acontece quando se toca em gente." (Reich)












4 comentários:

Vitor disse...

Genial.

adorei a descrição do livro! quando eu mesmo escrever um livro de próprio punho, você será convidada à escrever a orelha. Mas eu quero desse jeito aí!

E ok! a descrição foi tão detalhada que não preciso mais ler o livro hahahaahahh

Douglas Funny disse...

óia só!!... q post grande en!!.. até parece os meus... hehehehe

Esse livro deve ser quente, apesar da sua descrição ter acabado com minha curiosidade... hehehehe... zueira!!... mas agora eu to lendo Os Sofrimentos do Jovem Werther e ainda tenho dois na lista aí pra ler...

... mas quem sabe eu não leia esse do Pérola tbm...

bjokas!!

Tchelo disse...

Ah, que pérola!
tu dum tsh
=P
Mto legal...
o/\o (pegou?ham?)
to q to.
blé.
Beijos!

Alessandra Castro disse...

Nosss parece lindo mesmo. Fikei com vontade de ler tb. ;)