domingo, 13 de abril de 2008

Palavras, frases, histórias


Eu tenho lido muito ultimamente. Muito, mesmo... poesias, dramas, histórias infanto-juvenis, textos teóricos de semântica e de prática de ensino... E blogs, e contos e conversas de amigos... Acho que esse é um dos anos que eu mais li (lógico que no curso de letras todo é impossível não ler muito...).
E teve um livro que me chamou muito a atenção pra todas essas leituras... (como pode um livrico fazer a gente pensar tanto?) É de uma coleção que chama "A palavra é sua..." e o livro, do Walcyr Carrasco (é, aquele que escreve novelas), chama "A palavra não-dita". É a história da menina que tinha uma mãe hippie e não sabia quem era o pai, e ela sentia falta de saber quem ele era e, depois que sua mãe dá uma pista, ela resolve ir atrás e assim se desenvolve a história.
Mas o meu interesse foi com o tratamento dado às palavras. A menina conta a sua historinha, comenta sobre tudo e o que pensa... e eu concordo com ela quando ela diz coisas do tipo que as palavras têm uma força impressionante, têm vários significados, dependendo do que a gente quer com elas e que uma história pode ser contada de várias maneiras e gente! Como isso acontece todos os dias com a gente não é?
Todos os dias algúem vem te dar bom dia, te pedir alguma coisa, te contar uma história que poderia ser contada de outro jeito... Todos os dias, a gente fala se está feliz ou triste, se concorda ou discorda de tal assunto, se adorou ou desgostou de alguma pessoa, situação... Todo dia alguém fere com palavras, ajuda, mente, demonstra amor... Palavras! Tudo pelas palavras!
Uma das coisas que eu mais gostei de fazer letras, foi estudar TUDO sobre as palavras... desde a origem delas no português, em filologia, à formação e forma em morfologia e a sintaxe das frases, a semântica, com cada tipo de significado de cada palavra, dependendo do contexto e de tantas outras coisas, a fonetica e a fonologia, com cada som e combinação...
É muito legal a força que as palavras têm, é muito bom se dar conta de que, realmente, sem elas, a gente não vive! A gente é o que a gente é principalmente por causa das coisas que a gente fala...
Foi legal, com o tempo, aprender a lidar melhor com as escritas e as faladas... É muito legal organizar as palavras do pensamento de acordo com a minha intenção e falar ou escrever o que eu quero... Se eu sou manipuladora? Sim! No bom sentido da palavra, eu sou uma manipuladora-das-palavras que adora o que faz!
Adoro saber quais palavras usar pra convencer uma pessoa do que eu quero, para pedir desculpas, para fazer um agrado, para discutir alguma coisa. Para fazer análises de livros, situações, poesias... Adoro usar as palavras, adoro falar, adoro escrever, adoro ler. Adoro saber das coisas, adoro que me contem histórias, adoro saber mais de uma versão sobre os fatos, adoro perguntar, adoro responder, adoro contar coisas. Tudo que puder ser feito com palavras, eu adoro. (Tanto que até pras minhas danças, cada movimento tem um nome e geralmente, eu anoto tudo...)
Adoro ter um blog e escrever nele tantas vezes e quantas palavras eu achar que forem necessárias, pra todo mundo que quiser ler e me passar novas palavras sobre as que eu escrevi. E principalmente, adoro quem também gosta e sabe lidar com as palavras... ai, as palavras...

p.s.: juro q eu tentei diminuir!! heh

12 comentários:

Alessandra Castro disse...

Esse ano tá sendo o meu cabalistico da leitura. Tou comprando livros, lendos mais blogs e até me escrevi em um concurso de contos.

Gustavo disse...

Ler é bom, inspira.
Mas tem coisas que a gente lê que dá mais preguiça

Alice Voll disse...

eu estou perdendo meu poder de pesuasão,mas o meu 'dom' de ferir as pessoas com as palavras e incrivel,eu nunca perco!
as vezes eu dou uma dentro,sei diverti-las!

.*

Teresa disse...

eu diria que palavras são ABSOLUTAMENTE necessárias à minha sobrevivência intelectual.

Ah, e eu adoro Walcyr.......

os livros dele são perfeitos.

Alan Bariani disse...

E eu realmente adoro o fato de vc ter um Blog, pois adoro ler as palavras que vc escreve, da maneira como escreve. Tá, tá.. não tô puxando o saco, é legal mesmo.

Continue com suas palavras, elas inspiram as palavras dos outros.

=]


Alan...

Menina Nina disse...

Amo ler. O livro consegue nos passar uma energia que não tem comparação. As palavras fluem de uma maneira impressionante e sim, conseguem passar sentimentos dos mais diveros. Emocionam, ferem, alegram... depende da vontase de quem as dita.

Vinícius Ghise disse...

Está tudo aí, as palavras realmente são poderosas, e prazerosas. Bjo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adoro ler, escrever, e gosto de ver que ainda existem pessoas que se interessam pelas palavras... (e nesse mundo de blogs, sempre encontramos coisas boas, ainda bem!)
Tenho muita vontade de fazer letras, pretendo fazer depois que me formar em jornalismo, acho que dá um bom casamento. =D
E falando em Walcyr Carrasco, ele é muito bom, li a sua adaptação de “Os Miseráveis” do escritor francês Victor Hugo (depois resolvi ler o original, que é tão bom quanto).
Sabe? As palavras me divertem de uma maneira, que ultimamente só tenho pensado nelas (muito mais do que antes), só queria ter muito mais tempo para saboreá-las, pois elas são deliciosas (é o que falta em determinadas pessoas, saboreá-las).

Rodrigo Dias disse...

As palavras, quando bem usadas, são atraentes e interessantes. O jogo de palavras, a manipulação que cada autor faz durante a confecção de um texto, é que o faz bom ou ruim. E é muito bom brincar com as palavras.

Particularmente, gosto desse jogo de palavras. O tom de mistério que muitas vezes a gente coloca nos textos torna-nos pessoas imprevisíveis e enigmáticos, confundindo a cabeça das pessoas. E isso é o que acho mais interessante: ver qual a reação do outro com o que escreves - aquilo sendo realidade ou ficção ou a mescla das duas coisas.

E livros são bons por causa disso: fazem a gente imaginar situações, concordando ou não com elas.

Beijo

P.s.1: Eu li tudo! Juro!

P.s.2: Vem pra Porto Alegre, aí tu me conhece e mata dois coelhos com um tiro só. =D

Rodrigo Dias disse...

Faltou o p.s.3: Eu estou lendo, mas nada pro meu TCC. hehehe!

Bonie disse...

Mari, xofalar... você AMA sua faculdade. Xiu.

E ahhhhh livros ._. Que saudade que eu tenho deles. E do tempo em que eu tinha tempo pra ler e... post! Acabo de ter uma idéia! hahaha

Enfim. Aproveita suas leiturinhas, conversinhas, falinhas :D

Beijoca