terça-feira, 29 de abril de 2008

E carrega a saudade pra lá...

Roda viva - Chico Buarque
Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu.
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu?

A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá...

Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir,
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir...

Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há,
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a roseira pra lá...

A roda da saia, a mulata
Não quer mais rodar, não, senhor!
Não posso fazer serenata,
A roda de samba acabou...

A gente toma a iniciativa,
Viola na rua a cantar,
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a viola pra lá...

O samba, a viola, a roseira
Um dia a fogueira queimou,
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou...

No peito a saudade cativa,
Faz força pro tempo parar,
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a saudade pra lá...

Roda mundo, roda gigante, roda moinho roda pião, o tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração...

E daí que parece que quanto mais a gente quer, menos pode. Quanto mais corre, mais o bicho pega e daqui pra lá, o tempo voa e a gente se perde nas horas que já passaram. Parece que quanto mais eu chego perto, mais meus planos vão pra longe; de um minuto pro outro, a vida muda, mais rápido do que nunca. A cada esquina, um novo rosto, um novo trabalho e mais uma preocupação... Pra ontem, eu tinha que ter organizado meu amanhã e pra hoje, parece que o tempo estancou e nada mais adianta correr. De agora pra daqui a pouco, vai mais meia hora de correria e depois dela, mais um tanto que não me deixa mais pensar e nem olhar o dia.
No fim, a roda viva (da vida que nunca pára) carrega tudo embora, até o meu tempo de olhar as estrelas, dançar e sentir saudade...

12 comentários:

a disse...

oun ._. eu não me dou bem com esses textos filosóficos e abstratos.


só sei que tudo muda, tudo tem seu tempo, quando muda, SEMPRE muda pra melhor, depende do angulo que voce vê!


Beeeeijos :*

Rodrigo Dias disse...

Sim, a vida é uma roda viva, e cabe a nós, e somente a nós, procurar viver de forma intensa. Complicações sempre tivemos e não será diferente.

O problema é o mesmo que ocorre com o hino brasileiro: a gente só procura pelo futuro, esquecendo-se do presente. Não que o futuro não seja importante, mas temos de procurar nos preocupar com o agora, porque não sabemos se estaremos vivos amanhã.

Beijo no canto da boca (sim, ando meio audacioso ultimamente, hehehe).

P.s.: Tá caindo o mundo em chuva? Ontem foi assim em Porto Alegre. Viu? Eu tava pensando tanto em ti que te mandei a chuva.

P.s.2: Quando vens a Porto Alegre, MaringáGirl?

P.s.3: Me dá teu msn (não adianta dizer que não tens, pois teus textos anteriores te entregam. A não ser que não esteja interessada em me add. O que é entendível. =D)

Rodrigo Dias disse...

Faltou um "p.s." na mensagem anterior

P.s.4: Sim, crianças de cinco anos também se apaixonam. Ainda mais nessa época, em que se iniciam cada vez mais cedo. =P

Pedro Favaro disse...

Essa música me deixa deprimido demais.
É importante saber da rotação constante da vida, mas isso continua me deprimindo muito.
bj

Bonie disse...

Essa música é (liiiiiiiinda)³³

Mas oh, cê vai me ver daqui a 3 dias e vai ter mto tempo de sentir saudade dps =P

E ahhh cê viu cê viu? Que a gente postou montes de coisas iguais nas 8 coisas? E eu nem tinha lido o seu antes, juro!!!! =X

Beeeeijo querida!

Anônimo disse...

ai, a roda gigante chamada vida, ela vira, roda, volta....e nos dá a oportunidade de viver, sentir, tremer, reclamar, ter saudades....


ai, tu gosta de mim, é? fiquei feliz!! =) gostaria muito de te conhecer pessoalmente, também gosto de você, mesmo que virtualmente..

Ah!! a pronúncia do meu nome Rieth é: Rieti...mas, sabe, às vezes eu tenho dúvida, mas é assim que eu falo :P

beijos Mar!!

Anônimo disse...

Umas das poucas músicas que gosto de mpb é essa, do Chico.

Muito boa mesmo!

Beijos! Amo o blog ;*

Douglas Funny disse...

saudade nada... vai tá batendo na porta dos paulistas daqui a pouco!!... eu eu ainda fico sabendo por outros... tsc, tsc, tsc... hehehehehehe

bjokas!!

Giovana Lago disse...

meninë, ando meio assim ultimamente. quando você acha que já se livrou de uma preocupaçãp e pode descansar, TAH-DAH, mais alguma coisa acontece.

Miacabo.

:**

Flávia Ruas disse...

gostei ;]

Alessandra Castro disse...

Eu simplesmente adoro essa música, é linda demais e relata mesmo todas as nossas angustias, amores e graças vividas nesta turbulenta roda gigante da vida. :D

Gabrielle disse...

Me identifiquei muito com o teu post. N�o sei at� que ponto o "deixar as coisas para depois" faz bem. Sim, a gente deve preparar o hoje para colher bons frutos amanh�. Mas e agora, o que fizemos? Como aproveitar cada segundo e cumprir todas as obriga�es? Detalhe: com o tempo correndo, pois ele n�o p�ra. Nem volta.

Beijo!